Foto: Divulgação
Consumo em excesso pode irritar a mucosa do estômago e causar fortes dores
Apesar de ser um item tradicional no cardápio do brasileiro, ainda existem muitas dúvidas quanto à eficácia do cafezinho.
Com sabor e aroma inconfundíveis, a bebida é muito apreciada logo pela manhã - puro ou com leite - ao longo do dia e também em bate-papo informal com amigos.
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) levantados entre novembro de 2009 e outubro de 2010, o brasileiro consome 6,02 kg de café em grão cru ou 4,81 kg de café torrado por ano. O que representa um total de 81 litros em doze meses. Os números representaram um crescimento de 3,5% em relação ao período anterior.
A pesquisa identificou, também, que a população está consumindo mais a bebida e de formas diversificadas. Ao lado do tradicional café filtrado, o brasileiro tem optado pelo expresso, cappuccino e outras combinações com leite.
Pensando nisso, o Planeta Sercomtel traz algumas verdades e mentiras desta bebida tão brasileira!
Café vicia?
Embora ainda não existam estudos conclusivos se o café pode ou não causar adicção (vício), o consumo recomendado é de até quatro xícaras por dia.
Segundo a professora do curso de Nutrição do Centro Universitário Filadélfia (Unifil), Ligia Aparecida Trintin Cannarella, algumas pessoas podem ter cefaléia (dor de cabeça) e diminuição na concentração em situações de abstinência da bebida.
Já a ingestão em excesso pode levar à gastrite, provocada pela estimulação do ácido clorídrico devido à grande quantidade de cafeína, e escurecimento extrínseco (de dentro para fora) dos dentes, além de provocar insônia e irritabilidade.
O café tira o sono?
Sim. A cafeína, substância presente na bebida, estimula o sistema nervoso central, diminuindo a sonolência e deixando a pessoa mais atenta. O consumo de cafezinhos após às 16h já pode atrapalhar a noite de sono.
Entre as crianças e bebês a ingestão não é aconselhável, pois a cafeína pode agitar ainda mais os pequenos, que já têm bastante energia! A partir dos cinco anos, a bebida (com infusão mais rala) pode ser introduzida no cardápio pura ou misturada ao leite.
Algumas pessoas devem evitar o consumo do café?
Sim. As mulheres que estão no período da menopausa devem restringir a ingestão da bebida para evitar a perda de cálcio, que costuma ser acelerada nesta fase.
Pesquisas indicam que a ingestão da substância em grande quantidade estimula a eliminação do cálcio pela urina, reduzindo a quantidade de mineral nos ossos.
De acordo com a professora Ligia Aparecida Trintin Cannarella, a bebida prejudica a absorção do ferro, o que pode causar uma anemia ferropriva. "O café não filtrado pode aumentar os níveis sanguíneos de colesterol, além disso, indivíduos com hipertensão arterial, ou arritmias cardíacas, refluxo gastroesofágico, gastrite e úlcera devem evitar o consumo do café, pois o mesmo pode agravar os sintomas destas doenças. O consumo excessivo da bebida por gestantes aumenta as chances do bebê nascer com baixo peso”, destaca.
Gestantes e pessoas com as doenças mencionadas devem consumir aproximadamente duas xícaras de café por dia. Vale lembrar que outros alimentos, como refrigerantes à base de cola, chá mate, chá preto e chocolate, também contêm cafeína.
O café só traz danos à saúde?
Não. A ingestão em doses moderadas não oferece riscos à saúde humana e pode até fazer bem para o organismo. A bebida contém importantes efeitos antioxidantes que auxiliam a evitar males como as doenças cardiovasculares.
Principalmente nos homens, a bebida tem ação preventiva contra doenças neurológicas, como Parkinson e Alzheimer. O café auxilia também na prevenção dos cálculos renais e do diabetes tipo 2.
Da Redação